quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lactose - consumir ou não?

Olá gente?

Muita , mas muita saudade de escrever aqui.♥
Mas estou de volta novamente, o importante é que não esqueço de vocês.
Hoje eu vim com um tema que foi escolhido através de um sorteio nas minhas redes sociais ( se você não me segue, vai lá que sempre tem sorteios @pripaivanutricionista) .
Foi sugerido pela Renata Lima e vi que muitos tinham dúvidas.

A lactose é um tipo de açúcar .A Associação americana de Gastrologia e Nutrição, 85% da população adulta tem algum grau intolerante a lactose.

O que vou falar aqui é mais de prática mesmo, sou super preocupada com a teoria mas o que me convence é o tal do "Ver pra crer" , em alguns anos de experiência, sempre colocava leites e derivados nas dietas prescritas aos meus pacientes , até mesmo porque longe de mim tirar a importância dos seus nutrientes na dieta.
Como gosto de ler muito e mais ainda me dedicar a entender um esporte que eu admiro muito que é o fisiculturismo ,aonde a maioria dos atletas cortam ou diminuem o consumo de lactose,  resolvi ir mais atrás de pesquisas e dados.
Então cheguei há algumas conclusões, através de pesquisas e diálogos com colegas de profissão e também profissionais de outras áreas.
Primeiro eu já tinha um receio com o leite que já é um pouco calórico, além de gorduras e açucares (justamente por causa da lactose) e sem contar o valor de sódio que fica em 50mg a cada 100 ml de leite.

Já temos como estudos que a enzima lactase diminui com o decorrer dos anos e que sem ela a lactose é mal digerida.
Então o que isso pode ocasionar? Distensão abdominal, retenção de líquidos e sensação de estufamento.
Como eu gosto de mostrar o porquê de determinada opinião minha,  e resolvi  fazer o antes e depois de alguns pacientes que eu retirei a lactose , vale lembrar que eu inclui mais vegetais verde-escuros e cereais integrais como quinoa e amaranto (para suprir as necessidades de cálcio ) e também alimentos enriquecidos de vitamina D (que ajuda no transporte de cálcio para os ossos).
Por isso antes de entrar em "modinhas" procure um nutricionista para que ele possa te orientar e montar um plano alimentar adequado pra você e aonde  consiga dar suporte de todos os nutrientes necessários ao seu organismo.
Lembrando também que todos fazem exercício físicos e seguem uma alimentação equilibrada.

Paciente com 1 semana sem lactose

Paciente sem lactose por 2 semanas
Paciente sem lactose por 8 meses

Um comentário: